Instituto Pensar - Com abandono de DEM e PSDB, Maia ameaça abrir processo de impeachment

Com abandono de DEM e PSDB, Maia ameaça abrir processo de impeachment

por: Nathalia Bignon 


O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, durante sessão solene em homenagem ao ator Carlos Alberto de Nóbrega, na Câmara dos Deputados ? (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na noite do domingo (31), a Comissão Executiva Nacional do Democratas decidiu deixar o bloco de apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara dos Deputados e liberar parlamentares para definirem seus votos. Com a deliberação, o PSDB também optou manter-se neutro e não declarar apoio formal a nenhum candidato.

O abandono conjunto do grupo pró-Baleia imediatamente reacendeu a possibilidade de que o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acatará um ou mais pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido), como seu último ato no cargo.

Leia tambémEntenda o que estará nas mãos dos novos presidentes da Câmara e do Senado

A debandada do DEM, partido de Maia, e do PSDB, em meio a denúncias de compra de votos do governo Bolsonaro para favorecer seu candidato, deputado Arthur Lira (PP-AL), sinalizam uma enorme derrota de Rossi, e reacendem a polêmica de distribuição de cargos e vantagens oferecidas pelo Planalto em troca de apoio. Acontece, ainda, no mesmo dia em que protestos realizados no Brasil e no mundo reforçam o pedido de afastamento do mandatário brasileiro.

As bancadas do DEM e PSDB reúnem 31 deputados cada uma e significam 62 votos na disputa pelo comando da Câmara e dos sete cargos da Mesa Diretora.

Nos bastidores, a expectativa é sobre se Rodrigo Maia abrirá sessão nesta segunda-feira (1º) para anunciar o aceite de uma ou mais denúncias contra Bolsonaro. Com todas as prerrogativas de presidente até a assunção do novo eleito, cabe a Maia decidir pela abertura ou não dos pedidos. Uma vez assinado, o processo de impeachment precisa ser analisado por uma comissão especial e ser votado em Plenário. Os encaminhamentos posteriores serão dados pelo novo presidente.

?Houve e há chance de ruptura institucional?, diz Maia

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo neste domingo, Maia alertou para o iminente risco de retrocesso democrático no país e afirmou que há chance de uma ruptura institucional no Brasil. Sob ameaça de sofrer a primeira derrota para o Centrão desde que sucedeu Eduardo Cunha (2015-2016) na presidência da Câmara?, Maia encerra nesta segunda-feira (1º) quatro anos, seis meses e 19 dias de comando da Casa.

"Houve e há uma chance de ruptura institucional. A eleição da Câmara é um divisor de águas nesse assunto. Acho que o presidente da Câmara precisa ser alguém que não seja dependente do governo e que não deva sua eleição ao presidente da República. Com isso, o presidente [Jair Bolsonaro] se sentirá forte o suficiente para ampliar o conflito com as instituições democráticas, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal?, disse Maia ao jornal.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: